Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi realiza ação de conscientização sobre Hipertensão Arterial
A parceria levou até os serviços de auriculoterapia, aferimento de pressão, verificação de altura e peso e avaliação nutricional até a unidade escolar Madre Maria Villac
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia/Piauí, realizou na manhã desta quarta-feira (26) uma ação educativa na escola Madre Maria Villac em comemoraçaõ ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão, celebrado no dia 26 de abril. A parceria levou até os alunos e funcionários da unidade escolar, os serviços de auriculoterapia, aferimento de pressão, verificação de altura e peso e avaliação nutricional.
As crianças também tiveram acesso ao trabalho da escola de trânsito da Strans e participaram de uma palestra ministrada pelo vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia/Piauí, o médico cardiologista Alcino Sá.
Luciana Sena, coordenadora estadual de atenção ao adulto e idoso, destaca a importância da ação para o reforço dos trabalhos voltados ao enfrentamento da hipertensão arterial.
“É muito bom conseguirmos realizar uma ação como essa junto a crianças, assim conseguimos levar conhecimento sobre a hipertensão para nossos jovens. Além disso, a secretaria emitiu nota técnica aos 224 municípios para que todos realizem ações em alusão a data, então queremos ter um trabalho em todo o estado conscientizando a respeito dessa prevenção e enfrentamento a hipertensão”, destacou a coordenadora.
O vice-presidente da sociedade brasileira de cardiologia/Piauí, Alcino Sá, fala que a hipertensão arterial é um dos principais inimigos da saúde pública e que é essencial existir esse enfrentamento junto a sociedade civil.
“A hipertensão arterial é um dos principais responsáveis no mundo por infarto, AVC, cegueira entre outros problemas, então ter ações por todo o estado, voltadas para o enfrentamento desse problema de saúde público é algo positivo, junto a conscientização da população ajudará o poder público a evitar maiores problemas a saúde de sua população”, fala o cardiologista.