Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Teresina recebe mutirão para pesquisa de sobre o impacto da vacinação contra o HPV
O objetivo do estudo é avaliar o impacto da vacinação contra o HPV em todas as capitais do país.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), realiza neste sábado (4) um mutirão para coleta de dados e exames para detecção do HPV em adolescentes de 16 a 25 anos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Isabel, localizada no bairro Morada do Sol, na zona Leste de Teresina
O Estudo de Prevalência do Papilomavírus no Brasil (POP Brasil) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, do Hospital Moinhos de Vento (RS) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em parceria com as secretarias municipais de saúde das capitais brasileiras e secretarias estaduais de saúde.
O objetivo do estudo é avaliar o impacto da vacinação contra o HPV em todas as capitais do país. Para participar da pesquisa, a pessoa responde a um questionário sobre suas características pessoais e seu estado de saúde e realiza um exame para detecção da doença. Todos os dados fornecidos serão mantidos em sigilo.
A coleta de dados na capital piauiense acontece até o mês de abril, nas UBS dos bairros Angelim, Esplanada, Santa Isabel, Renascença e na comunidade rural Boquinha. Depois desse período as informações serão consolidadas e enviadas para análise dos pesquisadores do Ministério da Saúde e da UFCSPA.
Disponibilizada gratuitamente em toda a rede de atenção básica, a vacina HPV é eficaz e protege homens e mulheres contra várias doenças, como a redução em 70% para o risco de cancer de colo de útero, 90% câncer anal, 63% do câncer de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais.