Continuando com as ações de funcionamento do Centro Cirúrgico aos finais de semana e feriados, vinte mulheres foram beneficiadas com cirurgias no Hospital Getúlio Vargas (HGV), neste sábado (12). Dentre os procedimentos realizados, onze foram de histerectomia (remoção do útero). 

“Com a medida, ampliamos o volume cirúrgico e já conseguimos retirar mais de 400 pessoas da fila de espera”, enfatiza a diretora do HGV, Clara Leal.
Segundo a diretora, desde a adoção da medida, em julho, pela Secretaria de Estado da Saúde e direção, houve uma otimização dos procedimentos cirúrgicos. “Somente com as ações aos finais de semana e feriados, já atendemos centenas de pacientes nas especialidades de ortopedia, ginecologia, oftalmologia, vascular, urologia e cirurgia geral”, enfatiza.

De acordo com o diretor técnico do HGV, Ingrácio Amorim, o Serviço de Ginecologia do Hospital é referência para o Meio Norte do Brasil. “É o único no Estado que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a possuir uma equipe formada por profissionais mestres e doutores”, completa.

Participaram da ação cinco cirurgiões, dois anestesistas, três enfermeiros e 17 técnicos de enfermagem; além de maqueiros.

Por Solinan Barbosa